top of page

Avaliações demonstram a necessidade de maior atenção ao meio ambiente de Motuca

As últimas avaliações divulgadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio do Programa Município Verde Azul, demonstram a necessidade de maior atenção do poder público local ao meio ambiente.


Veja também:


Na última avaliação divulgada do i-Amb/TCESP, do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), de 2017, o município recebeu nota C, o que demonstra baixo nível de adequação. O resultado aponta para um declínio, pois em 2015 e 2016 o município obteve nota B, classificada como efetiva. Em 2014, a nota foi C+, o que significa que o setor estava em fase de adequação.


O i-Amb/TCESP mede o resultado das ações relacionadas ao meio ambiente que impactam a qualidade dos serviços e a vida das pessoas. Este índice contém informações sobre resíduos sólidos, educação ambiental, estrutura ambiental e conselho ambiental.


No Programa Município Verde Azul, de acordo com ranking de 2018, Motuca obteve 6.63 pontos, situando-se na 507ª posição, de 574 avaliadas. O resultado representa um pequeno avanço de 5,7% comparando com o ano anterior, quando chegou a 6.27 pontos, a pior pontuação da história.


Criado em 2007 pelo governo estadual, o programa Município Verde Azul premia as cidades paulistas que mais investem em ações ambientais. Para conquistar o Certificado Ambiental do governo estadual e ter acesso às vantagens no direcionamento de verbas, é necessário alcançar 80 pontos a partir de avaliações periódicas.


bottom of page