Prefeito fala em cautela na gestão após fechamento do ano anterior "com déficit"
- Redação

- 15 de out.
- 2 min de leitura
Durante a Audiência Pública de apresentação das metas fiscais do 4º semestre e do Plano Plurianual (PPA), realizada no dia 26 de setembro, o prefeito Fábio de Menezes Chaves disse que sua gestão foca na prudência e responsabilidade no uso dos recursos públicos. Em resposta à exposição do contador Willian Carlo Negri Pereira, que apresentou números positivos e destacou o superávit do município, o prefeito argumentou que o resultado é fruto de cautela e contenção de gastos, adotadas, de acordo com ele, após o fechamento do exercício anterior com déficit.
Veja também:
“Trabalhamos este ano com muita cautela, pois o ano passado foi fechado com déficit”, afirmou. Segundo o prefeito, a gestão municipal optou por não reativar diversos contratos e reavaliar despesas. “Tem umas questões aí e a gente está com uma visão mais ampla, porque estamos preocupados ainda com o futuro das contas públicas”, disse.
Gestão preventiva
Durante sua fala, o prefeito destacou que, embora os números apresentados indiquem uma situação financeira confortável, o município mantém os pés no chão. Ele também argumentou que há obrigações futuras importantes, como precatórios e compromissos administrativos, que exigem planejamento. “Temos uma visão mais ampla da situação. Ainda existem questões que nos preocupam, e por isso mantemos o leque aberto e o olhar atento sobre o futuro das contas públicas”.
Previsibilidade e planejamento
O chefe do Executivo reafirmou que a Prefeitura de Motuca continuará adotando uma postura planejada e conservadora, sem depender de projeções otimistas ou receitas incertas. “Se fala muito em estimativa. Eu sempre digo: estimativa é algo com que eu não estou acostumado a trabalhar, pois a gente não sabe o que pode acontecer”, alegou.
Fortalecimento da economia local
O prefeito Fábio Chaves também ressaltou que o desenvolvimento do município depende diretamente da capacidade de atrair novas empresas e fomentar a economia local. Em sua fala, ele destacou que os efeitos dessas políticas levam tempo para se concretizar, citando exemplos de projetos da gestão do ex-prefeito Celso Assumpação Neto (2013-2016). “A gente tá num orçamento engessado e qualquer atitude que se tomar hoje no governo vai refletir daqui três ou quatro anos. Foi assim quando trouxemos o frigorífico, a empresa Almeida Equipamentos, a empresa Arla. Elas vieram a funcionar cinco anos depois, e só então o dinheiro começou a cair no município”.
Resultados
Encerrando sua fala, o prefeito reafirmou o compromisso de buscar resultados concretos e de superar as metas previstas no planejamento. “A nossa expectativa é ainda maior para 2026. A gente espera, com a força dos nossos funcionários e dos vereadores, superar o que está no papel”, concluiu.
Veja fotos da Audiência:













































Comentários