top of page

Novo decreto busca diminuir a curva de contágios, diz Ricardo

O prefeito João Ricardo Fascineli anunciou que irá publicar na segunda (15) novo decreto municipal com medidas sanitárias mais restritivas. “Nos últimos dias tivemos um crescimento expressivo no número de positivados, que acendeu uma luz vermelha, e chegamos à conclusão que precisamos urgentemente baixar a curva da Covid em nossa cidade”, destacou em live no Facebook realizada ao lado do secretário de saúde Márcio Contarim.


O decreto irá proibir aos domingos o atendimento presencial dos comércios, incluindo os essenciais como supermercados, postos de gasolina e farmácia, mas permitirá o trabalho na forma de entrega residencial (delivery). Drive thru também será proibido. Áreas de prática esportiva também serão fechadas para o público.


O prefeito também anunciou o retorno das barreiras em todas as entradas da cidade, com controle de acesso na entrada principal, mas com mudanças em relação ao serviço do ano passado. De acordo com Ricardo, o trabalho será realizado somente durante o dia e será contratado um profissional da saúde, enfermeiro ou técnico de enfermagem, que medirá a temperatura e fará higienização das mãos. O ingresso de ambulantes e vendedores, segundo ele, não será permitida.


Ricardo também afirmou que a Secretaria de Saúde trabalhará em parceria com a Polícia Militar (PM) no trabalho de fiscalização das medidas sanitárias previstas nos decreto estadual e municipal. Ele alertou donos de áreas de lazer para ficarem atentos nos aluguéis dos espaços para festas clandestinas. Diante disso, estimulou moradores a fazerem denúncias diretamente para a Polícia Militar e também para a Vigilância Sanitária de Araraquara.


Os cultos e missas não serão proibidos, de acordo com o Prefeito, que recomendou, no entanto, que os líderes religiosos evitem realizá-los.


Mais uma vez, o secretário Contarim chamou a atenção da população para que cumpra as medidas sanitárias. “Se a gente não conseguir reduzir o crescimento, não só em Motuca, como na região, nos próximos 15 dias pode ter certeza que vamos entrar em colapso e não conseguiremos vagas para todos”, acentuou.


Assista a íntegra do vídeo:


bottom of page