top of page

Novembro Azul: Mais de 70 mil casos de câncer de próstata devem surgir nos próximos anos


O câncer é um fator de saúde pública mundial. O Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.


A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Mas ressaltam que é importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata.


Estudos

Existem estudos que explicam que o câncer de próstata pode estar relacionado às atividades laborais, tais como trabalho em turnos, fundição de metais não ferrosos, aplicação de agrotóxicos, herbicidas orgânicos, inseticidas, produção de borrachas, bombeiros e outros. É imprescindível que os homens conversem com seus médicos sobre o risco de câncer de próstata, principalmente se existem fatores de risco, como histórico familiar da doença.


Novembro azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.


A campanha do INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

bottom of page