Incêndio em mata resulta em multa de R$ 724 mil a agricultor de Motuca
- Redação

- 1 de set. de 2021
- 1 min de leitura

Foram momentos de grande tensão e medo. O fogo que iniciou em área de cana próximo à Guatapará avançou rapidamente até uma propriedade rural de Motuca. Ventava forte e mesmo com força-tarefa de caminhões pipas de usinas da região, de produtores locais e até mesmo da Prefeitura, o trabalho se mostrava em vão.
A preocupação maior era com as áreas residenciais e também com a vegetação. As casas e as pessoas foram salvas, mas parte expressiva de mata não. O incêndio, apontado como criminoso, trouxe perdas significativas em culturas de cana e frutíferas, além de bens materiais. Mas os prejuízos não pararam por aí.
Em virtude da destruição de árvores nativas, a Polícia Ambiental aplicou multa de R$ 724 mil ao proprietário. De acordo com a fiscalização, normas legais voltadas à prevenção para conter o fogo nas vegetações não foram cumpridas como a criação de espaços denominados aceiros, que devem ter distância considerada segura.
O proprietário da fazenda pode recorrer. Produtores ouvidos pela reportagem dizem que incêndios de grandes proporções em dias de forte vento e em períodos de estiagem são praticamente impossíveis de conter e podem atingir áreas de matas, mesmo com os aceiros dentro das normas.
De acordo com o Portal G1, os policiais constataram que o fogo atingiu 78,7 hectares de cultivo de cana-de-açúcar, 2,78 hectares de área de preservação permanente de um curso d’água natural e 70,7 hectares de vegetação nativa disposta.




Comentários