Defesa Civil do Estado emite alerta de tempestade com ventos de até 95 km/h na região
- Redação

- há 2 dias
- 2 min de leitura
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (6) para a formação de formação de um ciclone extratropical que resultará em tempestades entre sexta-feira (7) e sábado (8), com previsão de ventos que podem chegar a 95 km/h na região de Araraquara. O aviso inclui também chuvas intensas, possibilidade de granizo e descargas elétricas, resultado da atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste.
Riscos e previsão de ventos
Os ventos previstos na região estão em patamar considerado suficiente para provocar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia. Além disso, o acumulado de chuva pode provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos em áreas de risco.
Força do vento
Ventos acima de 70 km/h já podem causar incidentes, e acima de 100 km/h aumentam significativamente o risco de danos estruturais. Segundo o órgão, as rajadas de vento mais intensas são esperadas nas regiões costeiras e áreas urbanas, podendo alcançar até 115 km/h no Litoral Norte. Regiões como Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Bauru também estão no mesmo patamar de alerta.
Ação integrada e Gabinete de Crise
Com a previsão de tempo severo, a Defesa Civil mobilizará o Gabinete de Crise no sábado (8), considerado o dia de maior risco. A operação contará com a participação de órgãos como Corpo de Bombeiros, Sabesp, concessionárias de energia e gás, além de monitoramento conjunto com Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.
Orientações à população
A população foi orientada a adotar medidas preventivas para evitar acidentes. Entre as recomendações estão:
Evitar permanecer ou estacionar veículos sob árvores;
Recolher objetos soltos em varandas e quintais;
Evitar áreas abertas e contato com água durante tempestades com raios;
Não atravessar áreas alagadas;
Em caso de queda de fio energizado sobre veículos, permanecer dentro do carro e acionar o Corpo de Bombeiros.
Em situações de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O órgão recomenda ainda o cadastro para recebimento de alertas via SMS, enviando o CEP para o número 40199.




Comentários