top of page

Criação do COMTUR fortalece adesão de Motuca ao Mapa do Turismo Brasileiro (SisMapa)

Motuca deu um passo decisivo para sua inserção no cenário turístico nacional ao realizar no dia dois de dezembro a primeira reunião oficial do recém-criado Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A iniciativa marca o início das ações necessárias para que a cidade seja reconhecida pelo Mapa do Turismo Brasileiro, por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SisMapa) – plataforma que habilita municípios a receber investimentos, capacitações e políticas públicas específicas para o desenvolvimento do setor.



Lei do COMTUR e situação de Motuca no Mapa do Turismo

Motuca já havia aprovado a lei que institui o COMTUR (acesse), atendendo a um dos requisitos obrigatórios do Ministério do Turismo para integrar o Mapa. No entanto, para consolidar sua entrada, era preciso ativar o conselho, eleger sua mesa diretora, definir um calendário de reuniões e comprovar participação social — exigências que começaram a ser cumpridas na reunião.


A chefe da divisão de turismo da Prefeitura de Araraquara e representante da Região Turística Centro Paulista, Taísa Lima, afirmou que tanto o governo estadual quanto o federal têm reforçado a obrigatoriedade de organização turística local. Segundo ela, “os municípios precisam se movimentar” para não perderem oportunidades de infraestrutura e investimentos. Motuca, por sua vez, "já saiu na frente ao formalizar sua legislação e reunir seus conselheiros", argumentou ela, que estava acompanhada do assistente Pedro Henrique Marcantonio, com quem atua no setor de turismo de Araraquara.


Estrutura legal e composição do COMTUR

A estrutura do COMTUR segue recomendações estaduais e nacionais, combinando representantes do poder público e da sociedade civil. De acordo com as diretrizes apresentadas durante o encontro, a participação majoritária da sociedade civil é fundamental, pois garante continuidade ao trabalho independentemente das mudanças de governo.


Importância estratégica do Mapa do Turismo

Estar no Mapa do Turismo Brasileiro significa ter acesso a recursos federais e estaduais, participar de programas de qualificação, receber apoio técnico e integrar projetos regionais. Taísa explicou que, sem o cadastro no SisMapa, municípios ficam impedidos de pleitear verbas de infraestrutura turística. Além disso, outros ministérios, mesmo fora da área de turismo, já utilizam o mapa como critério para liberação de recursos.


Integrantes da mesa diretora Marcos (vice), Vera (presidente), Jucilene (secretária) com a suplente Zenaide
Integrantes da mesa diretora Marcos (vice), Vera (presidente), Jucilene (secretária) com a suplente Zenaide

Eleição da Mesa Diretora: presidente, vice e secretário

Durante a reunião, os conselheiros realizaram a eleição da primeira mesa diretora do COMTUR, com mandato de dois anos, com vigência até 31 de dezembro de 2027.

  • Presidente eleita: Vera Lúcia dos Santos Pereira, representante do Assentamento Monte Alegre.

  • Vice-presidência: Marcos Macedo Garabetti, representante de bares e restaurantes.

  • Secretaria: Jucilene Soares, representante do Sebrae Aqui, que também atua como interlocutora do setor municipal de turismo, tendo como suplente Maria Zenaide Gonçalves.


Luta pelo turismo

Vera destacou que sua participação no movimento turístico não é recente. “Estou nessa luta pelo turismo desde 2016 e aceito esse desafio com muita vontade de fazer o melhor por Motuca”, destacou. A presidente elita também mencionou a parceria e o apoio de pessoas que caminharam ao seu lado nessa construção — como o também membro José Antônio de Moraes Elias, conhecido como Zé do Café — ressaltando que sua eleição representa a continuidade de um trabalho que já vem sendo feito de forma voluntária e perseverante.


Reuniões e funcionamento do conselho

A presidente recém-empossada conduziu a definição da agenda de reuniões. Por consenso, decidiu-se que o COMTUR de Motuca se reunirá na primeira terça-feira de cada mês, às 9h, estabelecendo periodicidade regular — outro requisito essencial para manutenção do município no Mapa do Turismo.


O papel da gestora municipal e da representante regional

Para adequar o município ao SisMapa, o prefeito indicou Jucilene Soares, agente do Sebrae Aqui, para representar o município na instância regional e para atuar como gestora responsável pelo preenchimento das informações do município na plataforma federal. A suplência é ocupada por Maria Zenaide Gonçalves, representante do setor de turismo.


Integração com a Governança Regional Centro Paulista

Motuca integra a Região Turística Centro Paulista, composta por diferentes municípios, entre eles Araraquara, Matão, Rincão e Itápolis — este último recentemente reabilitado no Mapa após correções administrativas. A governança regional reforça que os projetos de turismo tendem a ser mais efetivos quando desenvolvidos em conjunto, sendo essa uma prioridade dos governos estadual e federal.


Potencial turístico de Motuca: rural, esportivo e religioso

Entre os destaques apontados, Motuca vem se consolidando no turismo rural, esportivo e religioso. O município é uma das rotas de ciclistas da região. Um dos pontos destacados é a potencialidade natural como 12 cachoeiras já catalogadas e o Rio Mogi-Guaçu.


“Motuca tem um potencial também no turismo religioso. A Igreja da já recebe peregrinações até usina e isso por si só já gera turismo. A tendência é que esse movimento cresça ainda mais. Podemos até combinar com moradores para preparar um café ou uma recepção aos visitantes, criando oportunidades de renda para a comunidade", considerou a secretária Jucilene Soares.


Valor e desenvolvimento para a cidade

O chefe de gabinete Renato Luís Rateiro, um dos principais articuladores da iniciativa, agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância do momento para a Motuca. "Estamos entusiasmados por fazer parte deste circuito turístico, que agrega valores e desenvolvimento para a cidade", pontuou.


Trabalho em conjunto

Ao final do encontro, o prefeito Fábio de Menezes Chaves reforçou que Motuca vive desafios típicos de municípios pequenos — como falta de mão de obra e acúmulo de funções entre servidores —, mas destacou que o turismo pode abrir novas frentes de desenvolvimento. Segundo ele, a participação expressiva da comunidade demonstra que “o turismo tem potencial na cidade” e que o trabalho conjunto entre gestores públicos e sociedade civil é o caminho para fazer Motuca crescer no setor.

 
 
 

 CONTATO 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page