Casos de dengue tendem a diminuir no inverno, mas a infeção ainda ocorre; positivos somam 54 no ano
- Redação

- 3 de jul. de 2025
- 1 min de leitura
Agentes de saúde alertam para a necessidade de manter vistorias em quintais mesmo com a queda nas temperaturas

Desde o início do ano, foram registradas em Motuca 270 notificações para a dengue, - referente a moradores que procuraram o Centro Médico com quadro suspeito de doença. Do total, 54 deram positivo e 216 negativo.
Com a chegada do inverno, a reprodução do Aedes aegypti — mosquito transmissor da dengue — torna-se mais lenta, e os casos da doença tendem a diminuir. "No calor, as larvas se formam em sete dias; no frio, o processo demora mais", explica a agente de controle de vetores Suzeley Moreira. Outro fator, complementa ela, é o comportamento das pessoas no período: "A gente se cobre mais... protege pernas e braços... o que reduz a exposição às picadas".
O alerta para as ações preventivas, no entanto, permanece: "É preciso continuar com a atenção nos quintais e eliminar os criadouros", reforça Suzeley. Nesta semana, a Prefeitura de Motuca realizou multirões para o recolimento de entulhos e materiais inservíveis.
Veja abaixo a postagem no perfil oficial do município.
Casos graves e monitoramento
Embora não tenham ocorrido internações este ano, houve registros de pacientes com complicações consideradas preocupantes, com plaquetas baixas.
Prevenção é fundamental
Para enfrentar a dengue e diminuir o contágio, a população deve realizar medidas de prevenção
Evitar acúmulo de água em pneus, vasos e recipientes abertos;
Manter quintais e terrenos limpos;
Cobrir roupas durante o dia (principalmente ao amanhecer e entardecer, horários de maior atividade do mosquito).
Usas repelentes




Comentários