logo_final.png

Casos suspeitos de coronavírus avançam na região

A região está em alerta, após o avanço de casos suspeitos do Coronavírus (COVID-19). Ontem (12), o Hospital Carlos Fernando Malzoni comunicou em nota à imprensa a confirmação do 1º caso suspeito da doença em Matão. Araraquara já contabiliza quatro casos suspeitos e em São Carlos chegam a sete.


O estado de São Paulo tem 46 casos positivos e 555 suspeitos. O Ministério da Saúde confirmou 77 casos da doença no Brasil. O estado de São Paulo tem 46 casos positivos e 555 suspeitos.


De acordo com Márcio Contarim, secretário de saúde de Motuca, a orientação da Diretoria de Saúde de Araraquara (DRS 3) é não criar pânico e demonstrar para a população a necessidade de precaução. “Caso surgir algum caso suspeito, temos que fazer o isolamento para evitar novos contágios”, disse.


Os idosos e pessoas com doenças crônicas com sistema em sistema imunológico são os mais vulneráveis ao agravamento da doença, em muitos casos levando à morte.


Pandemia

Na quarta (11), A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2. “Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 [doença provocada pelo vírus] fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países afetados triplicou. Temos mais de 118 mil infecções em 114 nações, sendo que 4 291 pessoas morreram”, justificou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.


A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo. A OMS evita usar o termo com frequência para não causar pânico ou uma sensação de que nada pode ser feito para controlar a enfermidade.


O que é coronavírus? (COVID-19)


Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).


Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.


A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185