top of page

Aneel define bandeira amarela em julho: Saiba o impacto na sua conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de julho será amarela, resultando em um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos. Essa decisão foi motivada pela previsão de chuvas abaixo da média e pelo aumento esperado no consumo de energia.


Essa é a primeira mudança na bandeira desde abril de 2022, após 26 meses consecutivos com bandeira verde. A Aneel destaca que o sistema de bandeiras tarifárias permite aos consumidores fazer escolhas de consumo que ajudam a reduzir os custos de operação do sistema, evitando a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.


A previsão de escassez de chuvas e o aumento das temperaturas no país estão elevando os custos de operação das hidrelétricas, tornando necessário o acionamento das usinas termelétricas. Assim, a bandeira amarela serve como um alerta para a importância do uso consciente da energia elétrica, visando contribuir para a estabilidade do sistema e evitar maiores impactos financeiros para os consumidores.


Comments


bottom of page