Alison comemora aprovação de cotas em concursos e defende análise prévia de projetos
- Redação

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Motuca, realizada nesta segunda (1º), o presidente Alison de Souza Mares Rodrigues falou sobre a defesa das políticas afirmativas, organização administrativa, valorização do esporte e direcionamento para o crescimento ordenado do município.
Honrarias e política afirmativa de cotas
Alison iniciou sua fala agradecendo a aprovação, por unanimidade, dos dois projetos de sua autoria votados durante a sessão. O primeiro trata da ampliação das honrarias concedidas pelos vereadores, permitindo maior flexibilidade na escolha entre título de Cidadão Motuquense e Honra ao Mérito. Na sequência, destacou o projeto que institui a reserva de 20% das vagas em concursos públicos do município para pessoas negras e pardas, apresentando trechos da justificativa.Segundo ele, a medida corrige desigualdades históricas e reforça os princípios constitucionais de igualdade material. “Então isso aqui está na Lei Magna. Ela prevê a adoção de medidas para corrigir desigualdades históricas e combater a discriminação racial. Infelizmente, hoje ainda convivemos com essa questão da discriminação, do preconceito racial”. O presidente citou experiências pessoais de preconceito e reforçou o compromisso com a inclusão na administração pública municipal.
Organização interna e análise responsável de projetos
Alison também explicou que projetos enviados com pedido de urgência pelo Executivo não foram apreciados nesta Sessão devido a um acordo entre os vereadores. “Sempre defendi que os projetos cheguem com antecedência, para que possamos analisar e discutir. Por isso, os projetos em regime de urgência serão pautados somente na próxima sessão”, argumentou.
Regularização de estradas e planejamento urbano
Outro ponto abordado foi a necessidade de definir oficialmente estrada que leva a antiga Usina Santa Luiza ainda não classificada como municipal, apontada como fundamental para atender demandas recorrentes dos moradores. Alison sugeriu ainda que a Prefeitura encaminhe à Câmara um Projeto de Lei referente ao Plano Diretor, mesmo não sendo obrigatório para cidades do porte de Motuca. “O que impede nosso município de crescer de maneira ordenada e organizada? Um Plano Diretor já apontaria para onde Motuca deve se desenvolver, incluindo a área da antiga Usina Santa Luíza como futuro distrito industrial”.
Valorização do esporte e reconhecimento aos atletas
O presidente dedicou parte de sua fala ao reconhecimento dos atletas motuquenses que participaram da sessão. Parabenizou o sensei Roberto Silva, os jovens atletas e seus familiares pelo empenho, destacando o impacto social da prática esportiva. “Vocês estão fazendo a diferença no nosso município. Toda vez que participam de competições, trazem medalhas e levam o nome de Motuca pelo país e até internacionalmente”.
Convite ao evento “Família na Escola”
Alison também divulgou o evento “Família na Escola”, promovido pelo Departamento de Educação, que ocorrerá no final de semana com o tema Resgate Histórico do Município de Motuca.
Homenagem à família enlutada
Em tom de solidariedade, o presidente encerrou sua fala prestando condolências à família Mariano pela perda recente de uma jovem Thais.
Assista ao discurso:





Comentários