Alerta laranja: Defesa Civil prevê chuvas e ventos fortes e queda brusca de temperatura
- Redação

- 22 de set.
- 2 min de leitura
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta laranja para diversas regiões, incluindo Araraquara, a partir desta segunda-feira (22). O aviso prevê chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo, coincidindo com a chegada da primavera, que começa às 15h19. Trata-se da primeira grande frente fria após o término do inverno.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o alerta de tempestades segue até as 23h59 desta segunda-feira (22). Já o aviso de declínio acentuado das temperaturas, com queda superior a 5 °C, permanece válido até o meio-dia de terça-feira (23).
O fim de semana foi marcado por calor intenso e ventos fortes, que elevaram o risco de incêndios florestais. Em menos de 24 horas, o cenário mudou com a chegada da frente fria, trazendo instabilidade generalizada, chuvas fortes, tempestades severas, descargas elétricas e até previsão de ressaca no litoral paulista.
As regiões mais afetadas pela chuva devem ser o Vale do Ribeira, Itapeva, Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba. No interior, cidades como Araraquara, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca e Barretos também estão sob risco de temporais.
Além do alerta laranja, a Defesa Civil mantém um alerta amarelo para vendavais, com rajadas de 40 a 60 km/h até terça-feira (23), que podem causar a queda de galhos e transtornos pontuais.
Após a passagem da frente fria, a tendência é de queda brusca nas temperaturas em todo o estado, marcando os primeiros dias da primavera com clima mais frio, encoberto e instável — em contraste com o calor registrado no último fim de semana do inverno.




Comentários