logo_final.png

Sobe para 15 o número de casos de dengue em Motuca



Resultados de exames encaminhados ontem (13) pelo Instituto Adolpho Lutz (AIL) à Secretaria de Saúde de Motuca confirmaram mais treze diagnósticos de dengue no município, subindo para 15 o número de casos positivos desde o início do ano. Existem ainda 50 casos considerados suspeitos, sendo um de zica vírus, o que levanta a preocupação para uma nova epidemia. No primeiro semestre do ano passado, foram registrados 59 casos positivos.

Veja também:

Ações contra o Aedes buscam combater proliferação de doenças

Após limpar áreas, Prefeitura diz que irá multar moradores que destinam descartes ilegais

Saúde usa teatro para conscientizar jovens para os perigos da dengue

Falta de kits prejudica diagnósticos de dengue; município possui dois registros e 21 suspeitos

Prefeitura recorre ao “fumacê” contra o mosquito da dengue

A falta de kits de diagnóstico disponibilizados pelo governo estadual ao AIL vem atrasando os resultados dos exames, o que prejudica o desenvolvimento de ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde informou no fim do ano passado que irá pagar por exames de sorologia em laboratórios particulares. De acordo com a enfermeira Priscila Kelly Dias do Carmo, o município ainda não conseguiu viabilizar a iniciativa por questões burocráticas. “Estamos aguardando, mas é preciso desenvolver todo o processo de compras públicas, que leva tempo”, explica.

O município vem realizando ações de conscientização, bloqueios, busca ativa de criadouros, arrastões nas áreas urbana e rural, além de recorrer ao “fumacê” com o propósito de combater a proliferação das doenças.

Repelente

Um dos motivos que explica o cenário preocupante em Motuca é a existência de epidemias na região, principalmente em Araraquara, onde 2.790 casos positivos já foram registrados. Três pessoas morreram em Araraquara em decorrência da dengue neste ano e quatro mortes são suspeitas e aguardam laudo do Instituto Adolfo Lutz. A cidade vizinha é um dos principais destino de moradores. Como forma de diminuir as chances de contágio, a Secretaria de Saúde de Motuca orienta os moradores a utilizarem sempre repelente, principalmente quando forem viajar para localidades com alto índice de casos positivos.

#Saúde #dengue #destaque1

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185