logo_final.png

Escorpião: Saiba como se proteger!


Os ataques de escorpiões estão cada vez mais frequentes nas cidades. A preocupação é grande, pois o veneno pode levar a consequências sérias na saúde e até mesmo à morte. Por isso, importante conhecer as características do animal e saber como se proteger. Veja abaixo:

O escorpião amarelo

O escorpião é um aracnídeo que anda e caça a noite, pois durante o dia o sol pode matá-lo rapidamente por desidratação. Escondem-se embaixo de pedras, tijolos, galhos e troncos caídos, telhas, galerias de esgoto e nos ralos.

Os escorpiões se alimentam de baratas, grilos, cupins, aranhas, além de animais da sua mesma especie A coruja, galinha, gaviões, siriemas, sapos, e macacos são predadores naturais do escorpião, além do próprio homem.

O período de vida destes animais gira em torno de 5 anos. Só existem fêmeas do escorpião amarelo (Tityus Serrulatus) e sua reprodução acontece por partenogênese, ou seja, os óvulos transformam-se diretamente em embriões que dão origem às novas fêmeas. Um escorpião pode ter 3, 4 ou mais ninhadas formadas por até 30 filhotes cada.

Picadas e sintomas

Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam seu veneno por meio de um ferrão e a gravidade do envenenamento varia de acordo como local da picada, tempo e número de inoculações efetuadas.

A picada provoca dor local imediata e intensa, que aos poucos vai se espalhando podendo ocasionar febre, vômitos, suor intenso, agitação nervosa, arritmia cardíaca e dificuldades respiratórias. O grupo de maior risco em acidentes são crianças, pessoas idosas e pessoas alérgicas. Em caso de picadas, procure imediatamente atendimento médico. Se possível, leve o animal para identificação.

Medidas preventivas

  • Os ralos e grelhas externas devem ter telas de arame tipo peneira.

  • Coloque ralos escamoteáveis nos banheiros e partes internas da residências e os mantenha fechados.

  • Observe a drenagem e instale sifões em pias, tanques e lavatórios.

  • Válvulas de retenção em saídas de água de chuva para a rua podem ajudar no controle dessa população.

  • Reboque paredes e muros e tenha cuidado especial com gavetas de armários, principalmente aquelas próximas ao assoalho.

  • Mantenha seu quintal limpo. Evite o acúmulo de ferro velho, telhas, tijolos, pedras, madeiras. Troque-os sempre de lugar e quando for mexer nesse tipo de material, sempre utilize luvas de proteção.

  • Vede frestas de caixas de esgoto, elétricas e outras e coloque rodinhos fixos nas portas.

  • Verifique roupas e calçados antes de vesti-lo. Mantenha berços afastados da parede e verifique o local antes de deitar as crianças. Não deixe a roupa de cama próximo ao chão.

Fonte

Folder Prefeitura de Araraquara (Acesse)


#destaque2

48 visualizações0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185