top of page

Separe materiais recicláveis! Ajude o planeta e quem precisa

Atualizado: 30 de ago. de 2023

Mais de 50% do que chamamos lixo e que formará os chamados "lixões" é composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O lixo é caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espaço. Mas o lixo só permanecerá um problema se não dermos a ele um tratamento adequado.

Por mais complexa que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza. É preciso rever os valores que estão norteando o nosso modelo de desenvolvimento e, antes de se falar em lixo, é preciso pensar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar.

Qualquer iniciativa neste sentido deverá absorver, praticar e divulgar os conceitos complementares de redução, reutilização e reciclagem.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à atividade fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos das Prefeituras.

Em Motuca, a atividade é realizada por catadores anônimos pelo projeto social Recicla Motuca. As integrantes iniciam a coleta às 6h30 e passam em todos os bairros da cidade às segundas, quartas e sextas-feiras antes do caminhão do lixo. Também existem trabalhadores fora do projeto que realizam o trabalho.


Comments


bottom of page