top of page

“Papai Noel nos Correios” ajuda crianças carentes a receberem presentes no natal

Existem momentos de grande alegria na vida de uma criança. Um deles é receber presentes no natal. Infelizmente, essa sensação única não chega a todos os lares.

Para ajudar crianças carentes a concretizarem seus sonhos no natal, foi criada há 30 anos a Campanha “Papai Noel nos Correios”, realizada a partir de uma corrente de solidariedade.


Assista ao vídeo da Campanha:


A iniciativa funciona assim: a criança escreve uma cartinha com seu pedido, tira foto dela ou a digitaliza, e envia para os Correios por meio do site https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php, onde ficam armazenadas. Também é preciso preencher um formulário simples. (Leia a íntegra das regras no final da matéria).


O padrinho (que pode ser pessoa física ou empresa) escolhe a cidade e acessa as que foram selecionadas. Pelas regras, o nome da criança não é mostrado. Apenas o conteúdo da carta.


As cartinhas devem ser enviadas até o dia 10 de dezembro. Do dia onze ao dia 17 de dezembro é o período que os padrinhos têm para adotarem as cartinhas no site https://blognoel.correios.com.br/adocao/. Podem ser escolhidas até 50. Os presentes devem ser postados até o dia 20 nos Correios, que farão a distribuição antes do Natal.


Em Motuca, apenas duas cartinhas foram enviadas até o momento


Até o momento, apenas duas cartinhas foram enviadas em Motuca na Campanha “Papai Noel nos Correios”.


Em uma delas, o pedido é por uma casinha na árvore ou uma casinha da boneca Barbie. “Papai Noel. Venho por meio desta carta pedir um presente porque minha mãe não tem condições de comprar para mim”, escreveu a criança, que revelou ser autista, gostar muito de brincar e ter perdido o pai há sete anos. “Se você puder me dar este presente vou ficar eternamente grata” acentuou.


Na outra, o pedido é uma bicicleta. “Sou muito ativo... minha mãe fala que eu não paro um minuto, mas ela também fala que isso é sinal de saúde”, escreveu a criança, que ressaltou ter sido um bom menino durante o ano, feito as atividades na escola e respeitado professores e coleguinhas. No final, revelou esperar que todas as crianças do mundo tenham um bom natal e “que além de presentes ganhem muito amor”.


Leia a íntegra das cartas abaixo:


Cadastro no site

O gerente Umberto Cardoso, da Agência dos Correios de Motuca, diz que a campanha vem sensibilizando pessoas da cidade, mas é preciso que as crianças participem enviando as cartinhas. “Tem bastante gente interessada em doar presentes, mas estão faltando as cartinhas”, aponta.


De acordo com ele, o cadastro para envio das cartas no site é fácil. Ele observa, porém, dificuldade maior no momento de anexá-las. “A imagem deve ser pequena, com o tamanho máximo de 2 megas, e muitos tiram fotos dos celulares que ficam grandes para o envio”, conta.


Caso encontrem esta dificuldade, ele orientas as pessoas a diminuírem a foto em programas e aplicativos específicos ou por meio do whatsapp. “Pelo whats acho que é mais fácil. A pessoa pode tirar a foto, enviar para uma pessoa conhecida e pedir para esta pessoa encaminhar de volta. Desta forma, o arquivo fica em um tamanho reduzido”, explica. Umberto diz que está à disposição de pais e responsáveis que encontrarem dificuldade em realizar o cadastro.


Atenção aos critérios de seleção de cartas da campanha Papai Noel dos Correios 2021!!!

  • Cartas manuscritas de crianças em situação de vulnerabilidade social;

  • Cartas de crianças de até 10 anos de idade;

  • Crianças com Deficiência (PcD), independentemente de idade;

  • Cartas de crianças de escolas da rede pública de ensino, escolhidas pela Secretaria de Educação Estadual e/ou Municipal, que estão na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental até o 5º ano;

  • Apenas uma carta por criança;

  • Formato da imagem da carta em JPG ou PNG;

  • Tamanho da imagem: até 2 Mb e no máximo 150 dpi;

  • Não serão selecionadas as cartas que contenham endereço, telefone e/ou foto da criança. A identificação da criança será realizada no momento do cadastro e não será divulgada para os padrinhos, em nenhuma hipótese;

Acesse o site da Campanha:

留言


bottom of page