“Nossa região se fortalece com esse evento de 40 anos”
- Redação

- 17 de jul.
- 2 min de leitura
Deputada estadual Thainara Faria destaca a força histórica da luta pela terra e cobra responsabilidade institucional para efetivação da reforma agrária

Luta digna e justa
Durante as comemorações pelos 40 anos da Fazenda Monte Alegre, realizadas no dia 13 de julho na Agrovila do Núcleo 1, a deputada estadual Thainara Faria (PT) assegurou seu compromisso com a pauta da reforma agrária e com o fortalecimento dos Assentamentos na região. Em seu discurso, a parlamentar agradeceu a oportunidade de estar presente ao lado de lideranças históricas e valorizou a trajetória das famílias que protagonizaram a ocupação da terra. “Para mim é motivo de muita honra. Me juntei a essa luta há alguns anos, mas quero respeitosamente fazer referência a todas as famílias que acamparam, que assentaram e estão há 40 anos nessa luta digna e justa”, declarou.
Responsabilidade compartilhada
Thainara defendeu a transferência das áreas de reforma agrária do Estado para o Governo Federal. “Nós queremos tirar tudo do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e jogar nas costas do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Precisamos de responsabilidade nesse momento para conquistarmos o direito pleno à habitação de interesse social”, afirmou, em tom crítico, cobrando o comprometimento institucional com as comunidades assentadas. Para ela, eventos como a celebração da Fazenda Monte Alegre são mais do que simbólicos: “Nossa região se fortalece com esse evento de 40 anos... com essa cavalgada”.
Reconhecimento a lideranças e alianças históricas
A deputada também fez questão de destacar nomes que considera fundamentais na sua trajetória política e na luta pela reforma agrária. “Minha saudação especial à grande Vera Botta, que foi nossa vereadora e me ensinou na luta lá em Araraquara, e ao querido Elio Neves, nomes da nossa luta e que referência para nós”.




Comentários