top of page

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Foto do escritor: RedaçãoRedação

Atualizado: 7 de jun. de 2024

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite com o objetivo de vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, composto por cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos. A ação, prevista para acontecer até o dia 14 de junho, busca reduzir o número de crianças não vacinadas, diminuir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e reforçar medidas para a erradicação da doença.


O Brasil está em transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) por apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), a partir do segundo semestre de 2024. Apesar de não registrar casos de poliomielite desde 1989 e ter recebido a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem em 1994, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus no ano passado.


Além disso, o Ministério da Saúde propôs a realização do dia "D" de divulgação e mobilização da campanha em todo o país no dia 8 de junho, com estados e municípios tendo autonomia para definir outras datas.


Em relação à cobertura vacinal, em 2022, 77% das crianças com menos de um ano receberam a dose da VIP, aumentando para 84,63% em 2023 e atingindo 85,42% neste ano. Recursos adicionais foram disponibilizados para a operacionalização da Estratégia de Vacinação nas Escolas e para o Monitoramento das Estratégias de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.


A campanha visa garantir a proteção das crianças e contribuir para a erradicação da poliomielite no Brasil, destacando a importância da vacinação como medida preventiva fundamental.


Leia a matéria de divulgação do Ministério da Saúde

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page