Marília propõe reabertura do Cine Teatro e Centro Comunitário para atividades culturais e pedagógicas
- Redação

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Em sua participação na 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Motuca, realizada nesta segunda (17), a vereadora Marília Angélica Lavezzo destacou propostas voltadas à ampliação de oportunidades culturais, pedagógicas e de convivência para crianças e adolescentes do município. Em sua fala, a parlamentar apresentou indicação sugerindo a abertura do Cine Teatro e do Centro Comunitário para a realização de oficinas e atividades no contraturno escolar.
Condolências pelo falecimento de Pedro Henrique
Marília iniciou seu pronunciamento expressando solidariedade à família de Pedro Henrique, jovem que faleceu recentemente. Ela afirmou que toda a cidade ficou profundamente abalada com a tragédia e estendeu suas condolências aos familiares. “Nós não temos nem palavras para expressar a dor que uma mãe deve estar sentindo com a perda de um filho”, lamentou.
Indicação para reativação de espaço cultural
A vereadora deu ênfase à sua indicação que propõe a reabertura do Cine Teatro e do Centro Comunitário para serem utilizados como polos de oficinas culturais e pedagógicas no contraturno escolar. Segundo ela, muitos pais solicitaram alternativas para afastar crianças e adolescentes do excesso de telas e proporcionar atividades educativas. A proposta inclui oficinas de teatro, circo, atividades físicas, artesanato (como tecelagem) e atividades pedagógicas conduzidas por professores. Marília explicou que o município conta com profissionais capacitados e artesãos que poderiam colaborar com as oficinas, como a artesã Tina, referência local em tecelagem. A vereadora reforçou que os espaços públicos estão subutilizados e precisam receber manutenção adequada, destacando que o Cine Teatro, apesar de ser uma estrutura privilegiada em comparação a municípios vizinhos, encontra-se fechado e necessita de limpeza e revitalização.
Proposta de contraturno e incentivo a novos talentos
A parlamentar defendeu que a abertura dos espaços permitirá que alunos matriculados no período da manhã participem das atividades à tarde, e vice-versa, criando uma rotina saudável e criativa. Além disso, ressaltou o potencial do município para revelar novos talentos culturais, artísticos e esportivos. “Tirar as crianças da frente do computador e oferecer oficinas culturais é uma forma de descobrir novos talentos e garantir oportunidades que muitos não conhecem”, destacou.
Cultura como investimento
Encerrando sua fala, Marília ressaltou a importância de fomentar a cultura como parte do desenvolvimento social do município. “A cultura também não é um gasto, é um investimento. E quando investimos em cultura e educação, investimos no futuro da nossa cidade, das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, afirmou a vereadora, que solicitou ao Executivo atenção especial aos espaços públicos citados.
Assista ao discurso:





Comentários