História de Motuca será contada em edição especial do “Família na Escola” amanhã (6)
- Redação

- 5 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Uma edição especial do tradicional evento Família na Escola será realizada amanhã (6) com o tema central sobre o resgate histórico do município. A iniciativa busca aproximar a comunidade das escolas e incentivar o conhecimento sobre a formação e a memória local.
“Todo ano tem família na escola… E no começo do ano eu falei: 'A gente precisava fazer um resgate histórico pra gente levantar um pouquinho a história da nossa cidade. Tem muita gente chegando e muitos que já foi embora... E a gente não fez nada ainda'. E aí todo mundo abraçou a ideia”, destacou a diretora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Elisabeth Rabalho Legramandi.
De acordo com ela, a proposta surgiu da necessidade de valorizar a história da cidade e fortalecer o sentimento de pertencimento entre moradores. A equipe pedagógica, complementou, acolheu a ideia rapidamente, mobilizando professores, estudantes e famílias na coleta de imagens, objetos e informações sobre diferentes períodos da trajetória de Motuca como a criação da localidade e a emancipação, a colônia japosesa, a fundação dos Assentamentos da Fazenda Monte Alegre e o surgimento e extinção da Usina Santa Luiza.
Todas escolas da rede municipal desenvolveram trabalhos variados, como painéis, maquetes e exposições fotográficas produzidas a partir de documentos e registros cedidos por moradores. Cada turma ficou responsável por um tema relacionado ao desenvolvimento de Motuca, permitindo que os estudantes explorassem a história local por meio de pesquisa e atividades práticas.
O evento será realizado em dois períodos:
Manhã — a partir das 8h
As apresentações e exposições iniciais acontecem na EMEF Adolpho Thomaz de Aquino e na EMEI Professor Hildeberto Chierice, que abrem as portas para receber a comunidade.
Tarde — a partir das 12h
A programação continua na EMEIF Maria Luiza Malzoni Rocha Leite e na Creche Escola Professora Cátia Regina Muniz da Silva,
Aberta ao público, a iniciativa pretende reunir famílias, estudantes e comunidade para conhecer os trabalhos desenvolvidos nas escolas. No convite, o Departamento Municipal de Educação destaca que a presença dos moradores é fundamental para fortalecer a relação entre a escola e a sociedade e para valorizar as ações educativas que preservam a história e a identidade cultural do município.
Veja fotos do trabalho sobre a história da usina Santa Luiza. Créditos: Professora Vanessa Muniz Machado





















Comentários