Gilson exalta atendimento a evento inclusivo e faz novos questionamentos a empresa de transporte
- Redação

- 18 de nov.
- 2 min de leitura
O vereador Gilson Alexandre Guerreiro realizou na 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Motuca, realizada nesta segunda(17), um pronunciamento marcado pela valorização da acessibilidade, defesa das políticas inclusivas e reforço do papel fiscalizador do Legislativo.
Compromisso com a acessibilidade e inclusão
Gilson iniciou seu pronunciamento realizando sua autodescrição, reafirmando seu compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência visual. O vereador agradeceu aos colegas pela valorização do tema e lembrou que a prática foi aprovada pela Câmara com foco em ampliar a acessibilidade durante as sessões transmitidas. Segundo ele, apesar de ser facultativa, a autodescrição carrega forte responsabilidade social: “Pequenas atitudes como essa fazem toda a diferença para quem precisa. Reafirmo meu compromisso de continuar fazendo a minha autodescrição em todas as minhas falas", destacou.
Solidariedade à família de jovem vítima de afogamento
O vereador manifestou pesar pelo falecimento do jovem Pedro Henrique, ocorrido no último fim de semana. Gilson destacou sua solidariedade com familiares e amigos. “Eu, como pai, sinto no coração a dor dessa perda irreparável. Que Deus conforte e fortaleça os familiares e amigos.” Ele também fez um alerta sobre a importância de reforçar cuidados com crianças e jovens, para evitar novas tragédias.
Acolhimento às famílias atípicas: roda de conversa será realizada
Um dos principais pontos de sua fala foi a apresentação da Indicação nº 164/2025, que solicita à Prefeitura a realização de uma roda de conversa com famílias atípicas do município, visando orientar, ouvir e acolher pais, mães, cuidadores e profissionais.
Gilson comemorou o fato de o Executivo já ter atendido a indicação: “Fiquei muito satisfeito, porque antes mesmo da Sessão o Executivo confirmou a realização do evento.” A roda de conversa será realizada no dia 24 de novembro, às 19h30, na Câmara Municipal, com participação da Clínica Abraçar, responsável pelo atendimento às crianças atípicas de Motuca.
Fiscalização do transporte escolar
O vereador também explicou o novo requerimento encaminhado à empresa SonhoMeu, responsável pelo transporte escolar no município. Após análise da documentação já enviada, foi constatada a necessidade de informações complementares. Gilson enfatizou que o objetivo não é punição, mas transparência. “O objetivo desse trabalho não é perseguir, punir ou criar desconfiança, e sim cumprir o papel constitucional do vereador: fiscalizar o uso do dinheiro público".
Atuação parlamentar
Finalizando sua fala, Gilson reafirmou o compromisso de atuar de maneira responsável. “Todo o processo de fiscalização é feito de forma séria, técnica e imparcial, sempre buscando o bem da comunidade e a garantia de um serviço público honesto e eficiente", acentuou.
Assista ao discurso:





Comentários