top of page

Gilson apresenta propostas para ampliar inclusão em concursos e no comércio local

O vereador Gilson Alexandre Guerreiro reafirmou durante discurso na 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Motuca seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, abordando projetos e indicações voltados à garantia de direitos, valorização do comércio local e segurança no trânsito.


Autodescrição

Logo no início de sua fala, Gilson realizou sua autodescrição, conforme previsto em lei municipal de sua autoria, e destacou o simbolismo da medida.““São pequenas coisas que transformam a nossa cidade e a colocam à frente de outras. Então, se a gente tem o poder de começar daqui, a gente faz o nosso trabalho aqui e, se Deus quiser, vamos contagiando o restante para que possamos construir uma cidade cada vez mais inclusiva.”, afirmou.


Reserva de vagas em concursos públicos

O vereador apresentou o Projeto de Lei nº 25/2025, que prevê a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos concursos públicos municipais.““Ele busca garantir um direito essencial, que é a reserva de vagas nos concursos públicos municipais para pessoas com deficiência na nossa cidad? Até o momento, a gente não possui nenhuma legislação que assegure esse direito”, declarou.


Palestras para comerciantes e inclusão no mercado de trabalho

Outra iniciativa foi a Indicação (acesse), que propõe a realização de palestras voltadas aos comerciantes da cidade, em parceria com o Sebrae, a Associação Comercial e o Conselho da Pessoa com Deficiência. “O objetivo é fortalecer o comércio local, oferecendo informação e orientação sobre os direitos, deveres e boas práticas. Além disso, queremos incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mostrando que a inclusão e o desenvolvimento caminham juntos”, disse o vereador, lembrando que já foi procurado por cidadãos com qualificação, mas que enfrentam rejeição nas empresas locais.


Lombofaixas e segurança viária

Gilson também apresentou Indicação (acesse) que solicita a implantação de lombofaixas na Rua Antônio Joaquim de Mendonça, em frente à Lanchonete Petiscô, e em outros pontos de grande fluxo. “E uma atitude parecida foi tomada ali em Bueno de Andrade, e, na minha opinião, funcionou super bem”. O vereador ressaltou que as lombofaixas têm melhor resultado que as lombadas comuns, pois forçam o motorista a reduzir a velocidade e priorizar o pedestre.


Apoio a estudantes e melhorias em espaços infantis

Ao final, o parlamentar agradeceu ao Executivo por atender um pedido relacionado à empresa Sonho Meu, responsável pelo transporte de estudantes, e disse que vai analisar documentos para verificar eventuais irregularidades e buscar soluções. Ele também sugeriu que a tinta utilizada na pintura da quadra esportiva seja aproveitada para revitalizar os desenhos e amarelinhas do espaço infantil do antigo berçário.


Assista ao discurso:

ree

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page