top of page

Espetáculo mostrou situações que levam jovens a desistirem da própria vida

Desistir de viver é uma decisão extrema motivada por situações presentes no cotidiano de muitas pessoas. Entre elas o conflito familiar, abuso sexual, bullying e alcoolismo. Compartilhar os problemas e se unir com o propósito de buscar o prazer da existência são formas de prevenir o suicídio, que atinge principalmente os jovens. Foi com essa temática que o espetáculo "Labirintos", apresentado pelo grupo de teatro de Motuca em duas sessões ontem (30), no Centro Comunitário, abordou o tema no encerramento do “Setembro Amarelo”.


O roteiro foi idealizado pelo diretor Paulo Roberto de Sá a partir de discussões com os integrantes do grupo. “Quando se fala em suicídio, geralmente pensamos na questão da morte, da pessoa tirando a vida... A ideia foi sair desse senso comum e mostrar situações do cotidiano que afetam a vida das pessoas”, destacou o diretor.


O assunto, considera ele, é um tabu que os jovens preferem esconder dos adultos e a ideia foi expressá-lo na forma de arte ao público, composto fundamentalmente de estudantes do ensino médio. “Alguns deles encenaram suas vivências, porém, com a preocupação de não trazer traumas”, apontou Paulo, que buscou o auxílio de uma psicóloga do município para que a mensagem tivesse a conotação adequada.


Ao interpretar um jovem excluído, ignorado e depressivo, o ator Ericles Soares, de 23 anos, lembrou-se de um momento difícil de sua vida. “Quem me vê hoje, brincando e sempre sorrindo não sabe o que passei na infância”, aponta. “Sofri bastante racismo por ser negro, não conheci meu pai e não tive estímulo para estudar”, sublinha.


Novas apresentações

Em virtude da importância do tema, novas apresentações devem ser realizadas para os demais públicos de Motuca, ainda sem data para acontecer. Escolas de Américo Brasiliense, Santa Lúcia e Guariba já demonstraram interesse no espetáculo. O grupo de teatro de Motuca foi formado há cerca de dois anos e reúne-se às terças e quintas, das 17h30 às 19h.


Atualmente, quinze jovens fazem parte do projeto, realizado a partir de iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Prefeitura de Motuca. A participação é aberta aos moradores interessados na arte do teatro.



bottom of page