Dengue: Explosão de casos e infecções graves no ano elevam a urgência de combate ao mosquito
- Redação
- 3 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

Com 333 casos, 2022 é o ano com o maior número de diagnósticos de dengue em Motuca desde que iniciou a série histórica divulgada pela Vigilância Epidemiológica Estadual. A “explosão” reflete o cenário também observado em âmbito nacional. Soma-se a isso a maior severidade da doença, com inúmeros moradores precisando de cuidados especiais por complicações da infecção.
Com a temporada de chuvas e a eminência de novos casos, a Secretaria de Saúde busca conscientizar a população no combate ao mosquito. “O trabalho contra a dengue não para, inclusive nos meses sem chuva, pois o mosquito é resistente, mas precisamos do apoio da população” destaca a coordenadora de vigilância sanitária do município, Susi Elaine dos Santos Falvo.
Durante todo o ano, agentes de controle de vetores ligados à Vigilância Sanitária Municipal visitam residências no trabalho denominado "casa a casa" com o intuito de monitorar e orientar moradores sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho faz parte de plano de ação elaborado pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), do estado de São Paulo, com a participação dos municípios.
Agentes de controles de vetores já realizaram recentemente a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) com o propósito de identificar os níveis de infestação das larvas do mosquito. Na ocasião, não foram encontradas larvas. Com as chuvas, porém, as chances de surgimento de focos aumentam.
Também estão sendo realizadas a cada 15 dias vistorias em “pontos estratégicos” catalogados pela Vigilância. Eles recebem atenção especial por possuírem maior probabilidade de reprodução do mosquito. São eles: borracharias, barracões de recicláveis e cemitérios.
Fazem parte do monitoramento também escolas e centros de saúde, classificados como “imóveis especiais”, por serem locais de aglomeração de pessoas e, por isso, possuírem maior probabilidade de disseminação da doença.
Conscientização
Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros, a Secretaria de Saúde instalou faixas em pontos da cidade. De acordo com a Vigiância Sanitária, estão previstas também parcerias com as escolas para desenvolvimento de trabalhos com os alunos.
Commentaires