Com fechamento de Santander, Motuca ficará sem presença física de bancos
- Redação

- 4 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

A próxima segunda (09) será o último dia de funcionamento do posto de atendimento do Santander em Motuca. A partir do dia seguinte (10), os clientes do Banco que necessitem de serviços com suporte presencial terão que percorrer 25 km, até a Agência localizada na rua Rui Barbosa, 905, Centro, na vizinha Matão, que ficará responsável pelas contas locais.
A decisão do Santander em Motuca não é isolada. Vêm ocorrendo em outras cidades de diferentes estados, principalmente nas de pequeno porte. O Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo vem denunciando a política de reestruturação não apenas do Santander, como também de outras instituições bancárias.
O Sindicato avalia que, mesmo com lucros bilionários, o Santander vem realizando cortes de custos, com fechamentos agências e demissões de funcionários (acesse a matéria). Em termos de infraestrutura física, 374 pontos de atendimento foram fechados (incluindo agências físicas, postos de atendimento bancário e lojas) em doze meses, de acordo com levantamento da entidade de classe publicado em maio deste ano.
A estratégia do Santander para a redução nos custos faz parte de modelo de negócios denominado “Multicanalidade”, a partir do qual são realizados investimentos no desenvolvimento de novos canais com os clientes, principalmente por meio da internet, com sites e aplicativos, que substituem grande parte dos serviços oferecidos nas Agências e Postos. A iniciativa do Banco vem sendo criticada não apenas pelas demissões de funcionários, mas também por acarretar em prejuízos aos clientes.
Em comunicado fixado na porta de entrada do Banco, é informado que os números das contas continuarão os mesmos e que as transações financeiras podem ser feitas pelo internet banking e pelo aplicativo.

O Santander era a última instituição bancária com disponibilização de atendimento presencial em Motuca. Antes, já havia fechado o Banco do Brasil e mais recentemente o Bradesco.
Comércios de Motuca vêm realizando parcerias com Bancos para a realização de serviços como pagamento de boletos e até retirada de dinheiro. Clientes do Bradesco podem realizar as transações na Lanchonete da Yolanda, localizada no Jardim Nova Motuca. O Santander ainda não informou se disponibilizará o atendimento em estabelecimentos comerciais locais.
"É sacanagem fechar o Banco depois de tantos anos. Poderiam deixar pelo menos os caixas eletrônicos", questionou a moradora Regina Almeida.




Comentários