top of page

Casos de dengue em Motuca são maiores na área rural

Atualizado: 12 de abr. de 2019

Sítios e Assentamentos concentram a maior parte dos casos de dengue em Motuca. Dos 19 positivos registrados desde o início do ano, onze são da área rural. Desde janeiro foram 86 notificações de casos suspeitos, sendo 36 da zona rural e 50 da urbana. Do total, 22 foram negativos.


Apesar de ser uma das cidades da região com menores índices oficiais de contágios, existe a preocupação de uma nova epidemia na cidade, como aconteceu no ano passado, quando foram registrados 47 casos no primeiro semestre do ano.


A Secretaria de Saúde vem encontrando dificuldades em fechar os diagnósticos da doença. Em virtude da alta demanda ocasionada por epidemias em cidades da região, a demora do envio de exames pelo instituto Adolfo Lutz é de, em média, 20 dias. Os testes rápidos adquiridos pela Prefeitura para agilizar os processos são considerados ineficientes e alguns resultados oriundos da tecnologia foram desconsiderados.


Veja também:

O município vem realizando ações de conscientização, bloqueios, busca ativa de criadouros, arrastões nas áreas urbana e rural, além de recorrer ao “fumacê” com o propósito de combater a proliferação das doenças.


Prevenção

Autoridades de saúde alertam a população para que tomem medidas preventivas voltadas a impedir a propagação da doença. “Infelizmente muitos ainda não se conscientizaram sobre a necessidade de manter os quintais limpos, eliminado os criadouros do mosquito”, aponta a coordenadora Susi Elaine dos Santos Falvo, da Vigilância Sanitária, que também demonstra a importância do uso de repelentes.


Agrovila do Assentamento Monte Alegre

bottom of page