top of page

Casos de abandono e descontrole populacional de animais preocupam voluntários de Motuca

Um cachorro ferido, provavelmente vítima de abandono, se tornou mais um símbolo do descaso com os animais em Motuca. Ricardo Baesso, voluntário da cidade, relatou que o animal foi encontrado machucado e desnutrido. “Certamente ele se machucou e, ao invés do dono cuidar, foi abandonado”, lamentou.


O abandono, de acordo com ele, vem se tornando cada vez mais frequente em Motuca, especialmente nas últimos semanas. “Todo dia você vai a um lugar diferente da cidade e encontra um cachorro novo na rua. Além disso, muitas pessoas que se mudam deixam seus animais para trás”, dencuncia.


Para cuidar do cão ferido, Ricardo diz que precisou arcar com as despesas do próprio bolso. Apesar do esforço, o ativista admite que não consegue manter os animais resgatados por muito tempo e que, caso não haja um adotante, o destino do cão será voltar para a rua. “Eu cuido até ele se recuperar, mas não tenho estrutura para mantê-lo. Tento a doação, mas é difícil: cachorro adulto quase ninguém quer”, explicou.


Ele também demonstra preocupação com o aumento populacional de animais pela falta de um programa de castração efetivo. "Temos conhecimento de ninhadas de cães e gatos tanto na cidade como nos Assentamentos.Isso leva ao abandono e maus-tratos", aponta.


A situação, reforça Ricardo, exige maior apoio do poder público e conscientização da população. “É preciso que a cidade entenda que o problema não é só meu ou dos outros voluntários. A causa é de todos”, ressaltou.


Ricardo e outros voluntários vêm buscando convencer as autoridades municipais a invistir em políticas públicas efetivas, como campanhas de castração e vacinação. “Enquanto não houver uma ação conjunta, vamos continuar enxugando gelo”, desabafou.


 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page