A partir do 2º Semestre o ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano, deixará de ser ministrado na escola Adolpho Thomaz de Aquino após fim de convênio de décadas entre Motuca e o Governo Estadual, proprietário do prédio. Os alunos passarão a estudar na escola Maria Luiza Malzoni Rocha Leite e se juntarão aos demais pertencentes à rede municipal de ensino.
O prefeito João Ricardo Fascineli anunciou a medida em live transmitida na manhã de ontem (3) com o objetivo de esclarecer pais e responsáveis sobre o retorno das aulas de todos os alunos, inclusive do maternal e projeto "Caminho Certo", na próxima segunda (7).
De acordo com o prefeito, a concentração dos alunos da rede municipal na escola Maria Luiza, pertencente à Prefeitura, é necessária para ocupar oito salas que ficarão vagas a partir do início de março com a transferência da educação infantil para a Creche Escola, cujas obras estão em fase final de conclusão.
Na transmissão, Ricardo mostrou os mobiliários e equipamentos já adquiridos para o novo prédio, viabilizado a partir de convênio com o Governo Estadual durante a gestão do ex-prefeito Celso Teixeira Assumpção Neto.
“A Adolpho É uma escola emprestada para a Prefeitura... então é como se a gente pagasse aluguel lá, pois fazemos reformas e gastamos com outras coisas”, relatou o prefeito. O espaço na Maria Luiza, disse, será suficiente para abrigar os alunos e o corpo docente do ensino fundamental 2.
A Prefeitura já retirou equipamentos da cozinha pertencentes à Prefeitura que estavam na escola Adolpho. Com o fim do convênio, todos os custos com manutenção do prédio, serviços de segurança, alimentação e transporte de alunos ficarão sob responsabilidade do estado. Apenas alunos do ensino médio irão estudar no prédio. O município deverá devolver um ônibus pertencente ao Governo Estadual.
Na live, Ricardo ironizou críticas sobre a mudança implementada em sua gestão. “ Tem muito ‘mimimi’... muita falação de pessoas que não sabem... que não ajudam nada”, disse o prefeito, que vem tendo uma relação conflituosa com grande parte dos professores que atuam no município.
Aulas retomam para todos os alunos; protocolos contra a Covid continuam
O retorno das aulas na próxima segunda (7) se estenderá a todos os alunos da rede municipal de ensino, inclusive do projeto “Caminho Certo” e do maternal, menores de quatro anos, únicos que não estavam indo após o retorno das aulas presenciais no ano passado.
Pais vinham cobrando o retorno das redes sociais. Serão mantidos os protocolos sanitários para evitar contágios pela Covid-19 no ambiente escolar. Na semana passada, foram realizados testes nos professores e, em ao menos três, o resultado foi positivo e tiveram que ficam em isolamento.
A Secretária e Educação Crisitina Sanches orientou pais e responsáveis de crianças do maternal para que separem em uma sacola itens de uso individual como mamadeira, chupeta, toalha e copo.
Comentarios