top of page

Saúde alerta para os criadouros do mosquito da dengue em cemitério


Conheça alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito


Cemitério de Motuca

Autoridades da Secretaria de Saúde de Motuca alertam para os focos do mosquito Aedes aegypti no cemitério municipal, pela existência recipientes como vasos e floreiras. Por isso, a população deve ficar atenta, eliminando os criadouros. O principal risco é o acúmulo de água nos vasos dos túmulos. O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, para se reproduzir coloca seus ovos na borda de recipientes com água limpa. Alguns cuidados devem ser tomados:

- Mantenha o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;

- Retire o invólucro de celofane, aquele ‘papel decorativo' que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água;

- Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

- Utilize sempre recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;

- Elimine pratos e ‘cachepots’, aqueles suportes para os vasos, geralmente de cerâmica ou porcelana, que também propiciam a deposição de água.

- Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembre de utilizar um recipiente furado;

Com informações da Prefeitura de Itatiba

 

Veja também:


bottom of page