top of page

Metade dos pacientes falta a exames e consultas agendados pela Secretaria de Saúde


Cerca de 50% dos agendamentos para a realização de exames e consultas em unidades do SUS na região são prejudicados pelas faltas de pacientes. A informação foi destacada pelo secretário de saúde Márcio Aparecido Contarim na reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada ontem (28).


Contarim avalia o problema como grave, pois diminui a oferta futura de vagas ao município. “A pessoa que falta precisa entender que ao não cumprir o compromisso prejudica toda a cidade”, sublinhou. De acordo com ele, existe uma cota do SUS de serviços médicos destinada ao município, que é calculada ano a ano pelo histórico de agendamentos. “Se a gente não utiliza vai perdendo as vagas”, explicou. “Sem contar que o município fica sem credibilidade, pois entende-se que solicita o serviço sem necessidade”, complementou.

O Secretário informou que a Secretaria de Saúde vem ampliando a disponibilização de consultas e exames em cidades da região (Araraquara, Taquaritinga, Américo Brasiliense e São Carlos). “Oferecemos transporte gratuito aos locais, inclusive aos sábados”, informou.

bottom of page