top of page

Prefeitura recorre ao “fumacê” contra o mosquito da dengue


Com a justificativa de buscar enfrentar problemas com a dengue, a Prefeitura recorreu ao “fumacê”, como é popularmente conhecida a nebulização por inseticida realizada a partir de equipamento instalado em veículo. Na terça e ontem (27), agentes de controle de vetores do município percorreram vias da cidade.

De acordo com o Secretário Márcio Contarim, a medida foi tomada em virtude da preocupação com a gravidade da situação na região. “Ao contrário de outros anos, estamos tendo mortes”, destacou ele, em reunião hoje (28) do Conselho Municipal de Saúde.

O prefeito João Ricardo Fascineli utilizou as redes sociais para divulgar o trabalho. “Estamos fazendo nossa parte contra a dengue. Vamos tentar deixar nossa cidade livre da epidemia que se prolifera em nossa região. Vamos juntos combater essa praga. Abram suas casas..”, publicou.

O procedimento contraria protocolo da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que orienta sua utilização apenas em casos considerados oficialmente emergenciais. Existem estudos que demonstram que uso inadequado do "fumacê" pode provocar intoxicação e contribuir para a seleção de formas mais resistentes do Aedes aegypti.

Ao contrário de recomendações da Sucen, a Prefeitura também não realizou ampla comunicação prévia para que os moradores abrissem a portas e janelas, bem como tomassem os cuidados necessários com a saúde humana e de animais.

Crotalária

Existem exemplos de municípios do país que utilizam métodos agroecológicos para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como o plantio da crotalária. Essa planta atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue.


bottom of page