top of page

Saúde usa teatro para conscientizar jovens para os perigos da dengue


Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos da dengue, equipe da Secretaria de Saúde de Motuca vem apresentando hoje (27) nas escolas municipais peça teatral com situações reais sobre a doença. O roteiro e as encenações são dos próprios profissionais.

A peça mostra um ambiente familiar onde não existe preocupação com a doença. Vários objetos que servem de criadouro ao mosquito transmissor são observados no quintal da casa. A situação muda quando a filha é infectada e a família passa a perceber a gravidade da situação, com risco real de morte.

“O teatro foi a ideia que encontramos para transmitirmos a mensagem de forma que compreendessem melhor”, explica Cláudia dos Santos Régis, enfermeira e coordenadora de vigilância epidemiológica, que interpretou o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de outras doenças graves como zika vírus e chikungunya.

Responsável pela interpretação da criança infectada, a coordenadora da vigilância sanitária Susi Elaine dos Santos Falvo explicou que a peça buscou abordar diferentes aspectos da doença como a necessidade de eliminar criadouros, principais sintomas da doença e busca por atendimento médico. "São orientações que a gente faz com outros públicos, só que de forma lúdica”, explicou ela, que ressaltou a participação da equipe. “Foi bem legal, pois a maioria não possui experiência com teatro e mesmo assim topou desenvolver a ideia”.

Risco de epidemia

Com a multiplicação dos contágios na região, a Secretaria de Saúde de Motuca vem realizando ações preventivas como arrastões, limpezas de áreas públicas e orientações voltadas a diferentes públicos alvos para evitar uma epidemia na cidade. Existe atualmente registro de dois casos positivos, mas o número é considerado maior em virtude da demora na conclusão de exames laboratoriais pela Secretaria Estadual de Saúde.

Veja galeria de fotos

bottom of page