logo_final.png

Construção de linha férrea e estação alavancou povoamento de Motuca


A construção da estação de trem em Motuca, inaugurada em 1º de fevereiro de 1893, foi fator determinante para o povoamento da localidade, onde já existiam alguns moradores. Na época, foram construídas outras três estações denominadas Tymbira, Conserva e Joá.

De acordo com o historiador Ralph Mennucci Giesbrecht, um relatório da Cia Paulista datado de 30 de abril de 1893 aponta a construção de um ramal de 9,8 km, unindo a estação de Motuca às barrancas do rio Mogi-Guaçu, em frente às corredeiras da Boa Vista (ver aqui)

As obras da estação, que compunha todo o leito, obras de arte, duas casas para turmas de conserva e uma caixa d’água, segundo Giesbrecht, foram realizadas pelos empreiteiros Ricci e Andreuccetti.

Para se verificar a conveniência de prolongar o ramal para além do rio Mogi, reconheceu-se vários trechos em diversas fazendas, incluindo a de São Martinho, consideradas fora da zona privilegiada da Mogiana e de algumas dentro dessa zona.

A desativação do ramal e da estação ocorreu em 1969. A estação hoje fica no centro da praça Maria Luiza Malzoni Rocha Leite, bem conservada, mas descaracterizada no que se refere à pintura, portas e janelas. Atualmente abriga um centro comunitário. Também já foi utilizada como discoteca na década de 80.

Matérias publicadas originalmente na 61ª edição do Jornal Cenário (acesse)


Acima, parte da linha métrica da Companhia Paulista em 1893 (Rio Claro-Jaboticabal), e a seu lado a sua linha fluvial, que ligava Porto Ferreira a Porto Pontal. Notar um ramal entre Motuca e Boa Vista, ramal este projetado mas jamais construído. Serviria para carregar café da região diretamente para a linha fluvial e dali diretamente para a bitola larga, em Porto Ferreira (Mapa da Companhia Paulista, 1893, acervo Ralph M. Giesbrecht).

#festadesãosebastião #aniversáriodacidade #tradição #destaque3

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185