top of page

Saúde bucal: Dentistas destacam a necessidade de acompanhamento regular e da escovação adequada


Ir ao menos duas vezes por ano ao dentista. Praticamente todas as pessoas já ouviram essa orientação. O problema é que grande parte das pessoas não a segue. “Com a prevenção, existe um acompanhamento e o profissional consegue avaliar um eventual diagnóstico logo no início, o que facilita o tratamento e ajuda a evitar doenças”, explica o dentista do município Otavio José Ribeiro.


Atendimento sendo realizado no consultório do Centro Médico

Como procedimento importante de prevenção, o dentista destaca a profilaxia, que consiste no processo de limpeza e conservação dos dentes a partir da remoção da placa bacteriana; “Além da cárie, ela evita outros problemas como infecções e danos na gengiva e na raiz”, explica. Outro fator, de acordo com Otávio, é a necessidade de escovar os dentes depois das principais refeições e, especialmente, depois de dormir, além de optar por alimentos como frutas e verduras. “Quando a pessoa come muito doce é provável que venha a adquirir cárie”, diz.

Escovação na escola

Com o objetivo de educar e conscientizar as crianças sobre a importância da promoção da saúde bucal, o município possui um programa que ensina e estimula a higiene dos dentes entre os alunos da escola Maria Luiza Malzoni Rocha Leite. “É realizada a escovação supervisionada pela equipe odontológica e acompanhada por professores em horários determinados”, explica a dentista do município Eliana Blundi Fermiano Fortes.

Pelo programa, além das orientações, os alunos também recebem um kit com escova e pasta de dente. “Este é uma importante estímulo, mas é preciso que os pais também ajudem escovando os dentes de seus filhos até certa idade e também orientando-os a realizar a higiene sempre que necessário”, conclui.

bottom of page