top of page

Saúde e segurança pública se unem na conscientização dos jovens sobre as drogas

As drogas representam um dos principais problemas da sociedade. O vício afeta a vida não apenas dos dependentes, mas também destrói o ambiente familiar, podendo levar a consequências sérias de saúde e até mesmo à morte.


Com a finalidade de enfrentar esse perigo, cujas maiores vítimas são os jovens, a Secretaria de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), a Polícia Militar (PM) e o Conselho Comunitário de Segurança de Motuca (Conseg) organizaram no dia 18 evento voltado à conscientização de estudantes do ensino médio e fundamental da escola Adolpho Thomaz de Aquino.


Leia também:


“Os jovens são mais suscetíveis às drogas, que trazem degradação física e moral”, alertou a enfermeira Priscila Kelly Dias do Carmo, da ESF, cuja apresentação concentrou-se não apenas nas substâncias ilícitas como maconha, cocaína e crack, mas também nas licitas como cigarro e álcool. “Quem usa qualquer droga tem muito mais chances de adquirir problemas de saúde”, advertiu.


O evento contou com palestra de Alex Pires Mazega, de 22 ano, que foi usuário e traficante de drogas. “Não tem preço que pague sua liberdade e sua saúde”, falou aos jovens. “Não me vejo como um exemplo de vida, mas como uma pessoa normal que teve força de vontade”, complementou.


De acordo com o comandante da PM de Motuca, Jeferson Aldrei Benedicto existe um aumento no número de apreensões de drogas nos últimos meses no município. “Infelizmente, a grande maioria são jovens”, apontou.


O presidente do Conseg, José Roberto Legramandi, destacou os prejuízos sociais inerentes às drogas. “Quem é preso pela primeira vez cumpre pena alternativa, como serviços comunitários. A reincidência já é crime e a pessoa passa a ter uma ficha policial suja, o que prejudica a conquista de emprego, pois dificilmente um empresário contrata indivíduos problemáticos”, sublinhou.


Veja fotos do evento:


bottom of page