top of page

A metodologia como ferramenta para um ambiente participativo


A metodologia é o conjunto de princípios e estratégias que dão as bases para as nossas práticas formativas. Existem várias metodologias, uma delas é a concepção participativa que descrevemos acima. Uma metodologia se traduz em métodos e técnicas.

O que são métodos?

Para colocar a metodologia em prática, utilizamos distintos métodos, que fazem a adequação da metodologia à realidade concreta com que estamos lidando. Por exemplo, a forma com que trabalhamos um tema não será igual para um grupo de jovens da periferia de uma grande cidade e para um grupo de trabalhadores rurais aposentados. Há um método para trabalhar com cada realidade.

O que são técnicas?

Já as técnicas são as ferramentas utilizadas para colocar em prática os métodos, como, por exemplo, dinâmicas de grupo, jogos pedagógicos, dramatizações e recursos audiovisuais. As técnicas utilizadas devem ser escolhidas de forma a melhor articular a teoria e a prática.

Quando um palestrante fala num palco, com um microfone, e com pouco tempo para a platéia fazer perguntas, não está adotando uma metodologia participativa. Especialmente quando o grupo é muito grande, precisamos utilizar a técnica do palco e do microfone.

Mas é possível fazer isso, estimulando a participação das pessoas. Por exemplo, preparando com antecedência a fala dos palestrantes, situando no início da atividade todos os participantes sobre qual tema será debatido, preparando apresentações com recursos audiovisuais ou entregando materiais por escrito que permitam o acompanhamento da palestra, incentivando o grupo por meio de perguntas provocadoras e reservando tempo suficiente para o debate, além de estimular o grupo a perguntar e a se manifestar.

Mas muita atenção: não é a simples utilização de uma determinada técnica que assegura uma concepção metodológica participativa, pois existem muitas práticas de educação que parecem participativas e na realidade reproduzem práticas autoritárias. Por exemplo, alguém pode utilizar um vídeo, ou propor uma dinâmica de teatro, e depois não levar em conta aquilo que as pessoas entenderam daquele teatro ou vídeo.


bottom of page