top of page

Resultado do Ideb demonstra queda na qualidade de ensino em Motuca

Divulgado ontem (15) pelo Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo ao ano de 2019 demonstra queda na qualidade de ensino em Motuca. Tanto os anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano) como nos finais (6º ao 9º ano) as notas caíram em comparação com a última avaliação. (Acesse a série histórica).



Nos anos iniciais, em 2017, o município obteve nota 6.8 e, em 2019, 6.4. Já nos anos finais, em 2017, a nota foi 5.3 e, em 2019, 4.7. Consequentemente, o município não atingiu as metas estabelecidas para o período, 6.8 e 6.3, respectivamente.


O resultado do ensino médio, que no município é de responsabilidade do governo estadual, não foi divulgado em razão de número insuficiente de participantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia conhecimentos de matemática e português e é utilizado no calculo do Ideb juntamente com o Censo escolar.


Motuca continua com notas acima da média nacional nos anos iniciais, que foi de 5.7, e nos anos finais, que foi de 4.6. No entanto, o município está abaixo da média estadual nos anos iniciais, que foi 6.5, e também nos anos finais (5.2).


Meta

Iniciado em 2005, o Ideb estipulou metas para cada escola do país, de acordo com a realidade do aprendizado das instituições. Até 2021, data prevista para terminar a avaliação inicial, existe a previsão que Motuca atinja nota 7 nos anos iniciais, 6.3 nos anos finais e 4.8 nos anos finais.

bottom of page