top of page

Após notificação, Prefeitura busca solução para a destinação de resíduos de construção e de podas

A Prefeitura de Motuca estuda um novo local para a instalação de Ecoponto para a destinação de resíduos de construção civil e restos de podas de vegetações. A iniciativa é motivada por notificação da Cestesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que apontou irregularidades na atual estrutura pela proximidade com áreas residenciais e falta de atendimento às normas técnicas e de segurança.


Leia também:


Em reunião no Conselho de Meio Ambiente de Motuca (CMMA) realizada no dia 31 de janeiro, o diretor de Meio Ambiente Silvio Fernando da Silva reconheceu o problema e apontou dificuldades pela falta de local adequado nos limites territoriais do município. O assunto entrou na pauta das discussões motivado por pedido de providência encaminhado pela Secretaria de Saúde, que recebeu denúncias de moradores e demonstra preocupação para a disseminação de doenças.


Instalado inicialmente nas proximidades do Distrito Industrial, o Ecoponto foi transferido em 2015 para o atual local, ao lado do Anel Viário, também após notificação da Cetesb, na gestão do então Prefeito Celso Teixeira Assumpção Neto.


Na ocasião, o diretor de meio ambiente da época. Rodrigo Veronezi de Arruda, elencou problemas como a inexistência de alambrado e estrutura para o recebimento do material, que deve ser triado e armazenado temporariamente. Atualmente, o local é destino não só dos resíduos de construção e podas de árvores, como também lixo residencial, material reciclável e móveis descartados por moradores, o que fere a legislação por implicar em sérios problemas de saneamento.


bottom of page