top of page

Após corte de recursos, IBGE suspende provas para o Censo


As provas dos concursos do IBGE do Censo 2021 para a contratação de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador foram suspensas ontem (6). Em Motuca estavam abertas 4 vagas de recenseador.


Em nota, o Instituto informou que a medida foi tomada em razão da redução de recursos para a pesquisa nacional. A previsão inicial era R$ 2 bilhões e caiu para R$ 71 milhões com o Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional. O texto ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.


O IBGE informou, ainda, que avaliará um novo planejamento para aplicação das provas caso o Ministério da Economia reavalie o corte. As provas estavam previstas para acontecer em 18 e 25 de abril deste ano, respectivamente.


Políticas públicas

O Censo Demográfico está em sua 13ª edição. É realizado a cada dez anos (a exceção foi ano passado), com o propósito de contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem. As informações e dados são utilizados em políticas públicas pelas esferas governamentais e na tomada de decisões pela iniciativa privada. Em todo o Brasil a previsão é ´que mais de 200 mil profissionais participem do trabalho.

bottom of page