Incêndio provocado por vazamento em botijão de gás ocorrido ontem (21) por volta do meio dia em residência localizada no centro de Motuca deixou duas vítimas com queimaduras de 1º à 3º grau, de acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Polícia Militar (PM) local.
O morador, de 60 anos, teve 30% do corpo atingido pelas chamas e está internado no Hospital São Paulo, em Araraquara. Já o vizinho, de 54 anos, que prestou ajuda no momento do acidente, teve 50% do corpo atingido e está internado na Unidade de Emergência Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. De acordo com informações de familiares, ambos se recuperam bem.
Patricia Huffenbaecher, filha do proprietário da residência, diz que toda a família estava reunida quando o incêndio começou. “Assim que percebemos corremos para a rua com medo de explosão. Meu pai tirou o botijão que estava em uma cozinha do fundo e trouxe para o quintal. Quando o vizinho chegou para ajudar o fogo se alastrou e pegou os dois”, relata Patrícia. De acordo com ela, a família havia comprado o botijão há poucos dias.
Um caminhão pipa da Prefeitura foi acionado e apagou o incêndio em parte da residência. Já o fogo do botijão de gás foi contido por soldados do Corpo de Bombeiros de Matão. Peritos da Polícia Civil estiveram no local para investigar as causas do acidente.
Agradecimento
Patrícia exalta o trabalho realizado pela equipe médica de Motuca nos primeiros socorros às vítimas. “O atendimento em Motuca foi ótimo, o que contribuiu para o prosseguimento da recuperação deles. Então agradeço ao médico e toda a equipe de enfermagem”, concluiu.
Confira abaixo as recomendações dos Bombeiros do Estado de São Paulo sobre os cuidados com o gás de cozinha:
Nunca compre de fornecedores clandestinos. Procure fornecedores credenciados;
Se o botijão estiver amassado, enferrujado ou se o lacre estiver rompido, não compre;
Jamais use uma mangueira de gás que não tenha o selo do Inmetro;
As mangueiras devem ter, no máximo, 1,25 metro de comprimento;
Mangueira de botijão de gás tem validade! Veja se está dentro do prazo e sem rachaduras;
O registro deve ter a gravação do certificado NBR 8473;
Sempre utilizar as abraçadeiras próprias do registro de gás;
Não utilize ferramentas como alicates ou martelos para rosquear o regulador de pressão. Apenas a força das mão é suficiente para fechar;
Para evitar vazamentos, passe uma esponja com sabão em torno do regulador. Se fizer bolhas, o gás está vazando. Reinstale. Se o problema persistir, retire o gás imediatamente de sua casa;
Se o gás estiver vazando, não acenda nada. Fósforo e até interruptor de luz podem causar explosão;
Se possível, ventile o local, proporcionando abertura de portas e janelas.
Por fim, em caso de acidente com fogo, mantenha a calma e ligue 193 para falar com o Corpo de Bombeiros.
Fonte:
Comments