top of page

Saúde promove amanhã (22) evento sobre o Outubro Rosa

Como parte do Outubro Rosa. o Departamento Municipal de Saúde de Motuca promoverá amanhã (22), das 8h às 16h, no Centro Médico Octávio Thomaz de Aquino, evento com ações voltadas ao enfrentamento ao câncer em mulheres. Das 8h às 9h será realizada roda de conversa com participação da equipe de saúde. Logo após será servido café da manhã e, durante o dia, serão realizadas coletas de Papanicolau e solicitações de mamografia.


Sobre o Outubro Rosa

Desde 2002, outubro é o mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama aqui no Brasil. Chamado de “Outubro Rosa”, a campanha anual realizada mundialmente neste mês surgiu com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce (através da mamografia e do reconhecimento de alterações nas mamas como nódulos) e contribuir para a redução da mortalidade.


Além da herança genética, outros fatores estão relacionados ao surgimento da doença como: excesso de peso, ingestão exagerada de bebida alcoólica, dieta não saudável e, principalmente, o sedentarismo.

A responsabilidade com o próprio corpo deve envolver, além de hábitos saudáveis, a mamografia de rastreamento. Mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame clínico uma vez por ano. Entre 50 e 69 anos recomenda-se o exame a cada dois anos.


É importante ressaltar que o diagnóstico precoce possibilita que as chances de cura sejam muito maiores para a paciente. Amor-próprio não é egoísmo. Observe e sinta o que é normal e o que não é em suas mamas.

Comments


bottom of page