Campanha da Secretaria Estadual de Saúde busca conscientizar as pessoas a incorporarem ações cotidianas com o intuito de evitar ataques de escorpiões, cujo período de reprodução concentra-se entre agosto e setembro, quando costuma ter mais registros de vítimas.
Motuca participa das ações por intermédio do Departamento de Saúde e da Vigilância Sanitária. Foram confeccionados materiais informativos que estão sendo distribuído para a população, além do desenvolvimento de ações voltadas à prevenção.
No ano passado, o estado de São Paulo bateu recorde de incidências de picadas desde 1988, quando iniciaram os registros (acesse). Foram 43.888 no período com 11 mortes. Até a primeira semana de agosto deste ano, foram 23.511 picadas com 4 mortes.
O grupo etário mais vulnerável ao óbito são crianças até 10 anos. O envenenamento é provocado quando ocorre a injeção de veneno por meio do ferrão. No Estado de São Paulo há duas espécies principais que causam acidentes em seres humanos: o escorpião amarelo e o escorpião marrom ou preto. Veja abaixo como identifica-los.
Sintomas:
Leve: dor intensa no local da picada e agitação.
Moderado: dor intensa, vômitos ocasionais, suor, agitação, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração.
Grave: dor intensa, suor e vômitos profusos, sonolência com agitação, tremores, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração, salivação excessiva, hipotermia, convulsões, edema pulmonar, insuficiência cardíaca e choque, podendo levar à morte.
OBS: Os principais locais atingidos com picadas são as mãos e os pés.
Orientações de como prevenir acidentes por escorpião
Conserve sempre limpa a área interna e ao redor das residências, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais. Mantenha os locais próximos a residência limpos;
Mantenha berços e camas afastados das paredes;
Examine roupas , sapatos e toalhas antes de usar;
Ande sempre calçado e proteja as mãos com luvas ao trabalhar na terra ou manipular entulhos e outros materiais;
Vede ralos de chão e pia, elimine as frestas de paredes, muros, pisos, forros e tetos;
Proteja as soleiras das portas com veda porta, borracha, rolinho de pano, rodinho ou saco de areia.
O que fazer quando picado?
Lave o local da picada com água e sabão;
Aplique compressa morna;
Não esprema e nem sugue ou faça torniquete no
local da picada;
Leve a vítima imediatamente ao atendimento
médico.
Crianças até 10 anos : Procurar o Polo Estratégico de Soro AntiEscorpiônico de Referência na região (UPA Central Amelia Bernardino Cutrale - contato (16) 3334-6900)
Demais Pacientes: Procurar a Emergência de Saúde mais próxima.
Fontes:
Comments