top of page

Controle social é ferramenta contra a corrupção e o mau uso do dinheiro público

Atualizado: 2 de ago.


O controle social é a participação do cidadão na gestão pública, O termo inclui fiscalização, monitoramento e controle das ações. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado. Além disso, o controle social representa uma ferramenta indispensável quanto a prevenção da corrupção e mau uso do dinheiro público.

Controle social direto

A forma direta representa a atuação do cidadão ou grupo social sem a participação ou intermédio de órgão ou entidade pública, que atuaria como um “canal” entre a população e os governantes. Aqui, o controle é feito diretamente pelo povo. Você, por exemplo, pode verificar se a sua cidade realiza as obras das escolas conforme o prometido no plano de governo.


Controle social indireto

A forma indireta representa a participação do povo por meio de mecanismos ou instituições colocados à sua disposição. Aqui, o controle é feito por intermédio de organizações. Um exemplo de controle social indireto são os Conselhos Municipais de Políticas Públicas, criados para acompanhar a execução dos recursos federais repassados.


Acesse a publicação da CGU.

Comments


bottom of page