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Mudança de hábitos na alimentação traz benefícios à saúde


De acordo com a pesquisa “Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel)”, 24,3% da população brasileira têm hipertensão arterial.

Esse quadro pode ser atribuído ao envelhecimento da população e fatores de risco comportamentais, como o alto consumo de alimentos com excesso de sódio e gorduras, ingestão insuficiente de frutas e hortaliças, inatividade física e estresse.

Sendo assim, a mudança de hábitos pode trazer vários benefícios para a saúde. A diminuição na ingestão de sódio reduz a pressão arterial na maioria das pessoas com hipertensão, em todas as faixas etárias.

Faça uso de especiarias e ervas aromáticas frescas nas preparações para reduzir o uso de sal, uma vez que têm o poder de realçar o sabor natural dos alimentos ou dar à preparação um novo sabor, além de conferir aroma e cor.

Evite consumir temperos prontos e alimentos industrializados com alto teor de sal como:

Embutidos (mortadela, presunto, linguiça, salsicha, salame, paio...)

Alimentos enlatados (ervilha, milho, tomate de extrato

Conservas (palmito, aspargo, azeitona, picles)

Temperos industrializados, concentrados caldos, mostarda e ketchup

Sopas prontas, macarrão instantâneo e molhos prontos.

Fonte:

Sabores da horta: do plantio ao prato

Realização:

Ministério da Saúde (Governo Federal)


#hábitossaudáveis #saúde #alimentação

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