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Entenda porque consumir frutas é importante para o bom funcionamento do organismo


A maioria das frutas é fonte de vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. Além disso, as frutas são compostas de 80% de água e contêm pouquíssima proteína e gordura.

Dentre as vitaminas, as mais encontradas nas frutas são a vitamina C e os carotenos (licopeno responsável pela coloração vermelha, betacaroteno responsável pela coloração alaranjada e luteína responsável pela cor esverdeada das frutas).

A vitamina C tem ação antioxidante e auxilia na resistência a infecções. Os carotenos, além da atividade antioxidante, auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, na visão, no desenvolvimento, no crescimento e na reprodução humana.

Dentre os minerais, o mais encontrado é o potássio, que auxilia no controle da pressão arterial, na regulação do teor de água no organismo e na regulação dos movimentos dos músculos e das batidas do coração. As frutas que mais contêm potássio são o melão, o mamão e a banana.

Armazenazenamento

As frutas devem ser armazenadas sob refrigeração, com exceção da banana, que escurece se guardada na geladeira. Não se deve embrulhar as frutas no jornal, pois ele contém chumbo, metal pesado que, quando ingerido, acumula-se no organismo, causando intoxicação.

Higienização

Antes do consumo ou do seu uso em preparações, as frutas devem ser muito bem lavadas em água corrente, para retirar as sujidades e o excesso de produtos químicos. Posteriormente, devem ser colocadas em solução clorada por 15 a 30 minutos* para esterilização e enxaguadas.

Utilização

Recomendações para evitar a perda de nutrientes (vitaminas e minerais)

• consuma os sucos cítricos logo após o preparo, pois a vitamina C é perdida rapidamente;

• consuma as preparações feitas com frutas frescas em curto período de tempo, pois elas podem sofrer alterações na consistência, na aparência e no sabor.

Dicas

• A vitamina C precisa ser consumida diariamente, pois o organismo não a armazena. O excesso é excretado na urina, sendo que o consumo de grandes quantidades pode causar prejuízos aos rins;

• As frutas podem ser congeladas apenas se forem utilizadas posteriormente em alguma preparação, e não para serem consumidas ao natural;

• Para congelar as frutas, higienize e seque-as muito bem, para evitar a formação de cristais de gelo;

• Utilize frutas em preparações doces, compotas, molhos, sucos, saladas, entre outros;

• Ao utilizar nas receitas frutas que se oxidam em contato com o ar (maçã, pêra, banana, abacate, etc), pingue gotas de limão sobre elas, para não ficarem escuras.

Uma boa qualidade de vida está associada ao consumo adequado de frutas, pois elas apresentam substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, como as vitaminas, os minerais e as fibras. Além disso, podem ser consumidas diariamente, pois possuem, de forma geral, baixa quantidade de calorias, o que auxilia em dietas de redução e controle do peso.

Fonte:

FLV: Receitas com Frutas, Legumes e Verduras (acessar publicação)

Realização:

Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Codeagro)


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