Redação

2 de abr de 20191 min

No dia de conscientização do autismo, tenho muito a comemorar

Giovana durante apresentação de ballet

Hoje é comemorado o dia de conscientização do autismo. Minha filha Giovana, então com um ano e meio, foi diagnosticada com a síndrome. Venho lutando para garantir os seus direitos e, consequentemente, sua qualidade de vida.

Leia também:

Em prol de tantas Giovanas

Saí de Motuca em novembro de 2017. Depois de muitas lutas perdidas, decidi vir para Araraquara e dar continuidade ao acompanhamento especializado com a Gi, que já durava três anos.

Hoje ela já está adaptada ao ensino normal. Estuda na escola Francisco Pedro, conhecida como “Chicão”, localizada na Vila Xavier. Lê, escreve e fala. Seu contato interpessoal melhorou bastante.

Faz reforço escolar em sala de recursos no EEBA e, há um ano, frequenta aulas de ballet. Até participou de uma apresentação recentemente.

Hoje, às 15h, será inaugurada a Unidade 2 da Apae Araraquara, na Av. Cientista Frederico de Marco, nº 1.110. Será um centro especializado em autismo, incluindo casos graves. A Prefeitura daqui também deve inaugurar em breve um Centro de Referência de Autismo. Pessoas de outras localidades, como Motuca, também devem ser beneficiadas com a iniciativa.

No dia de conscientização do autismo, comemorado hoje (2), tenho muito a comemorar. Espero que outras mães possam ter as mesmas oportunidades que encontrei para minha filha aqui em Araraquara. Muitas, como eu, que não têm recursos, às vezes nem esperança...