A volta do uso das máscaras de proteção contra a Covid-19 vem sendo discutida entre as autoridades de saúde de Motuca com o advento da provável nova onda da doença que vem surgindo em todo o país.
Após dois meses, o município voltou a registrar novos casos. Já são seis diagnósticos em novembro. Atualmente, porém, não há moradores com a doença ou com suspeita de terem contraído o vírus.
Apesar da aparente tranquilidade no momento, existe a preocupação de novos registros com o crescente aumento em cidades vizinhas, principalmente Araraquara, onde a locomoção de moradores é frequente.
Em reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada ontem (25), o Diretor de Saúde Emidio Bernardo do Nascimento Junior levantou a necessidade de um decreto municipal que discipline o uso de máscaras no município. “A Covid está voltando com força no Estado de São Paulo e isso alarma muito a gente. Já discuti com o prefeito a possibilidade da volta das máscaras.”, disse.
Juninho, como é conhecido, disse que a ideia inicial discutida junto ao Conselho de Saúde é que o decreto seja pela recomendação do uso de máscaras e não pela obrigação. “Motuca está zerada de casos. Então não vejo a necessidade agora de algo mais restritivo”, pontuou.
Mesmo sem a previsão do uso de máscaras por meio de decreto, a Diretoria de Educação de Motuca já encaminhou orientação para o uso do item de proteção nas escolas. A medida foi questionada nas redes sociais por pais de alunos, pois até então não existe uma orientação oficial municipal ou de outras esferas governamentais.
Comments