As 200 doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde à Motuca neste início de campanha foram insuficientes para suportar a demanda influenciada pelo novo coronavírus (Covid-19). Mais cidades do país e do estado, entre elas a vizinha Rincão, também tiveram o mesmo problema.
A expectativa é que a partir de amanhã (25) um novo lote encaminhado pelo Ministério da Saúde chegue às Unidades de Saúde do município. Nesta primeira semana a prioridade é imunizar idosos a partir de 60 anos. A vacinação pela ordem alfabética das inicias dos nomes não será mais seguida.
A vacina contra a gripe protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente. É considerada segura e importante para a prevenção de complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.
Geralmente realizada na segunda quinzena de abril, a campanha nacional contra o vírus foi antecipada neste ano. A medida busca minimizar os efeitos do coronavírus, cuja contaminação vem sendo crescente no país. A vacina não possui eficácia contra essa nova doença, mas é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.
Grupos prioritários da Campanha
1ª fase (23/03) Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde
2ª fase (16/04) Professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento
3ª fase (09/05) Crianças de 6 meses a menores de 6 anos - Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais - Gestantes - Puérperas - Povos indígenas - Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas - População privada de liberdade - Funcionários do sistema prisional - Adultos de 55 a 59 anos de idade.
Comentarios