logo_final.png

Vacina contra a gripe se esgota no 1º dia da Campanha

Atualizado: Mar 25


A expectativa é que a partir de amanhã (25) um novo lote encaminhado pelo Ministério da Saúde chegue às Unidades de Saúde do município

As 200 doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde à Motuca neste início de campanha foram insuficientes para suportar a demanda influenciada pelo novo coronavírus (Covid-19). Mais cidades do país e do estado, entre elas a vizinha Rincão, também tiveram o mesmo problema.


A expectativa é que a partir de amanhã (25) um novo lote encaminhado pelo Ministério da Saúde chegue às Unidades de Saúde do município. Nesta primeira semana a prioridade é imunizar idosos a partir de 60 anos. A vacinação pela ordem alfabética das inicias dos nomes não será mais seguida.


A vacina contra a gripe protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente. É considerada segura e importante para a prevenção de complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.


Geralmente realizada na segunda quinzena de abril, a campanha nacional contra o vírus foi antecipada neste ano. A medida busca minimizar os efeitos do coronavírus, cuja contaminação vem sendo crescente no país. A vacina não possui eficácia contra essa nova doença, mas é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.


Grupos prioritários da Campanha

  • 1ª fase (23/03) Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde

  • 2ª fase (16/04) Professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento

  • 3ª fase (09/05) Crianças de 6 meses a menores de 6 anos - Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais - Gestantes - Puérperas - Povos indígenas - Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas - População privada de liberdade - Funcionários do sistema prisional - Adultos de 55 a 59 anos de idade.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185