Uso de máscaras passará a ser obrigatório a partir de quinta (7) em todo o estado
- Redação
- 5 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Em todas as cidades paulistas, a partir de quinta (7), será obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos. A medida foi publicada em um decreto assinado ontem (4) pelo governador João Dória para combater a disseminação do Covid-19, cujo epicentro no país é a capital paulista e autoridades de saúde já observam avanço da doença no litoral e no interior.
"O uso de máscaras torna-se obrigatório em todo o estado de São Paulo, por todos os cidadãos que estiverem caminhando ou andando ou se dirigindo a qualquer local no estado", afirmou Doria. A regulamentação caberá às prefeituras, que definirão a fiscalização e a aplicação de penalidades a quem desobedecer a medida.
O estado de São Paulo já havia determinada a quarentena desde o dia 23 de março, com a proibição de funcionamento de comércios e serviços considerados não essenciais e do estímulo à prática do isolamento social para que as pessoas evitassem sair de casa e, caso precisassem sair, que evitassem aglomerações.
Contágios e mortes
No último Boletim epidemiológico divulgado ontem (4) que São Paulo concentrava a maior parte das notificações, com 32.187 casos e 2.654 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 11.721 casos e 1.065 óbitos. O estado que registra menos notificações é Tocantins, com 267 confirmações de casos e seis mortes. Em todo o Brasil eram 107.780 casos de coronavírus e 7.321 mortes provocadas pela doença.
Confira as instruções sobre o uso de máscaras de proteção:
A máscara de proteção é de uso individual. Por isso, não pode ser dividida com ninguém, nem mesmo familiares.
A máscara pode ser usada até ficar úmida, por, no máximo, três horas. Depois desse tempo, é necessário trocá-la. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano. Para que seja eficaz, a máscara deve ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face, para que possa barrar o vírus.
Também é importante que a máscara tenha elásticos ou tiras, para que seja amarrada acima das orelhas e abaixo da nuca.
Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool 70% ou água e sabão.
Pegue a máscara e verifique se está rasgada ou com buracos. Caso esteja, deverá ser substituída.
Coloque a máscara, ajustando as bordas para que se adaptem ao rosto e puxando a parte inferior, para que cubra tanto a boca como o queixo, sem deixar sobrar espaço nas laterais.
Após o uso, retire a máscara, já em casa, mantendo-a afastada do rosto e das roupas. Para higienizá-la, é recomendável deixá-la de molho em solução de água com água sanitária, por cerca de 30 minutos. Para preparar uma solução de água sanitária (2,5%) com água, pode-se diluir 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Em seguida, lavar com água e sabão e passar com ferro quente. O ideal é que a lavagem seja feita separada de peças de roupas.
Higienize as mãos depois de tocar ou descartar a máscara, com um higienizador de mãos à base de álcool ou água e sabão.
Para minimizar os riscos de alergias, não se deve aplicar essências ou perfumes à máscara.
Deve-se também evitar o uso de batom ou outra maquiagem durante o uso da máscara.
Fonte: Agência Brasil
Comments