
Motuca não irá obrigar o uso de máscaras pelas pessoas que circularem em espaços públicos e estabelecimentos comerciais, conforme decisão do governador João Dória que passa a vigorar hoje (7).
A medida adotada pelo município é de recomendar a proteção, previsto em decreto municipal assinado ontem (6) pelo prefeito João Ricardo Fascineli.
"Nem a Prefeitura e nem a Polícia Militar possui contingente suficiente para obrigarmos as pessoas a usarem as máscaras. Pergunto: o que vamos fazer? multar.. prender as pessoas? Não vamos fazer isso. Então a gente está recomendando que todos que precisarem sair usem máscaras", relatou o prefeito em Live no Facebook.
De acordo com Ricardo, Motuca é a única cidade da região sem casos positivos e suspeitos da doença, o que contribui com a adoção de medidas menos drásticas contra a pandemia. Ao contrário da maior parte dos municípios vizinhos, o comércio local continua em atividade, mas com restrições de circulação de pessoas e exigências de cuidados sanitários.

O prefeito anunciou a veiculação em redes sociais de campanha com a mensagem "Eu protejo você e você me protege", com o intuito de conscientizar os moradores da importância da proteção para evitar contágios na cidade. Ricardo também revelou a ideia de instalação de tanques com água e sabão em pontos de grande circulação de pessoas voltada à higienização. Relatou, ainda, a procura de mais álcool para ser distribuído aos moradores, como já foi feito neste mês.
Problemas no distanciamento e isolamento social
O prefeito também demonstrou preocupação com a falta de adesão de parcela de moradores e comerciantes que não estão respeitando as regras de distanciamento e isolamento determinadas no município. "Chegam até mim reclamações diárias de comerciantes que não estão utilizando máscaras, infringido a lei. Não iremos punir, mas se algum funcionário for infectado ninguém vai querer comprar no local", alertou.
Assista ao vídeo do prefeito Ricardo com o anúncio das medidas:
Comments